Normalmente Gorete Azevedo e Vanessa Nunes encarregam-se da limpeza da sala 3 (e de todo o Museu) o que inclui a limpeza do chão e do exterior das vitrinas, mas a manutenção do interior destas necessita da coordenação da Área de Conservação e Restauro. Assim, uma equipa coordenada por Cláudia Duarte da qual fizeram parte Célia Gomes, Joana Amaral, João André, Manuel Araújo, Paulo Maximino e Pedro Augusto foi reunida para esta tarefa.
Tivemos a possibilidade de contar com a presença de Manuel Durão, o colector e doador de uma das colecções representadas na exposição, que fotografou melhor alguns objectos enquanto decorria a campanha de limpeza.
Célia Gomes aproveitou esta campanha para recolher mais informação sobre os objectos que se encontram em exposição e que se relacionam com os centros oleiros de Fazendas de Almeirim e Muge, alvo do estudo que desenvolve actualmente no Museu Nacional de Etnologia.
Esta campanha é também um exemplo de como se podem articular diversas actividades optimizando recursos sem prejuízo da qualidade do trabalho e das necessidades de manutenção das exposições. E isto é parte da vida do Museu.
