No seguimento da entrada no Museu Nacional de Etnologia do acervo do Museu de Arte Popular iniciaram-se tratamentos de conservação e restauro com carácter de urgência em alguns dos objectos das suas colecções, de modo a possibilitar o manuseamento e a colocação em espaço de reserva. Uma das colecções em que surgiu essa necessidade foi a Colecção Modelos de Thomaz de Mello (Tom), representando diversos modelos de bonecos envergando fatos tradicionais portugueses. Os modelos desta colecção foram executados, a partir de 1935, pelo artista Tom (concepção da estrutura e modelação das cabeças) e por Dalila Braga (traje) sob a orientação de Francisco Laje (que seria o primeiro director do Museu de Arte Popular), e, foram incorporados em 1958 nessa instituição museológica.
Devido a problemas de destacamento da policromia nas áreas dos membros (inferiores e superiores) e das cabeças foram intervencionados 38 dos 82 modelos existentes. Procedeu-se à fixação de todas as policromias com problemas de adesão ao suporte através da introdução de adesivos, activados por calor e pressão, compatíveis com os materiais constituintes originais dos objectos. João André, Luís Soares (responsável pelos tratamentos de conservação) e Manuel Araújo fabricaram suportes individuais para cada um dos modelos de modo a possibilitar uma colocação correcta em reserva.

Pormenor da cabeça do modelo de lavradeira MNE.9510 antes da intervenção