A formação obtida durante este estágio foi muito abrangente, focando vários aspectos relacionados com a gestão do acervo do ponto de vista da Área de Conservação e Restauro, nomeadamente normas de segurança e regras de trabalho no MNE, procedimentos de incorporação de novos objectos, correcta instalação de objectos em reserva (incluindo a criação de suportes adequados), controlo integrado de infestações e diversas outras acções relacionadas com procedimentos de conservação preventiva e tratamentos de conservação.
Para além de assegurar algumas tarefas de rotina relacionadas com o plano de conservação preventiva do MNE este estágio teve dois objectivos principais: o acompanhamento do processo de transferência do acervo do Museu de Arte Popular e o tratamento de conservação de um molim proveniente do mesmo Museu.
No primeiro objectivo Cláudia Duarte agiu como courier, acompanhando os diversos transportes e acções de desinfestação de todo o acervo, assegurando os aspectos práticos necessários para garantir transportes seguros. Já no MNE, Cláudia Duarte, em conjunto com outros colaboradores, procedeu a instalação em reserva de parte do acervo.
Para o segundo objectivo foi seleccionado um objecto em muito mau estado de conservação no qual foi realizado um tratamento de alguma complexidade precedido da elaboração de diagnóstico e de pesquisa sobre conservação de peles etnográficas. A par deste tratamento foram realizados ainda outros, mais simples e de execução mais rápida.
Cláudia Duarte atingiu, e em alguns pontos chegou a ultrapassar, os objectivos propostos para este estágio, estando este entre os melhores estágios curriculares realizados no MNE.
Como conclusão salienta-se que este estágio permitiu uma formação sólida em conservação e restauro apoiada também nos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso que foram sendo complementados e consolidados durante os aspectos práticos das tarefas desenvolvidas.