
Coleção de Arte Contemporânea do Estado © Cortesia da artista
PÓS-MUSEU: ‘A’ de Ausência
Museu Nacional de Etnologia
26 junho (quinta-feira)
17h00 – Visita orientada à exposição pela curadora Sandra Vieira Jürgens
18h00 – Conversa com Catarina Simão e João Sousa Cardoso
Partindo das obras “Effects of Wording“ e “Ntimbe Caetano” (2014), que integram a exposição, iremos conversar sobre a prática artística de Catarina Simão em torno de uma pesquisa aprofundada sobre a história da independência e luta anticoloniais moçambicanas desenvolvida a partir de material encontrado nos arquivos de história política da Frente de Libertação de Moçambique.
No mesmo dia, às 17h, terá lugar uma visita orientada à exposição pela curadora Sandra Vieira Jürgens.
Biografias
Catarina Simão é artista e investigadora, vive e trabalha entre Maputo e Lisboa. A sua prática baseia-se em projetos de investigação a longo prazo que implicam parcerias colaborativas e diferentes formas de apresentação ao público. Desde 2009, tem trabalhado com a noção de Arquivo, envolvendo-se especialmente com a história anticolonial e da Independência de Moçambique.
João Sousa Cardoso é artista e professor universitário, Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Paris Descartes (Sorbonne) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Tem vindo a comissariar e a desenvolver diferentes projetos que se destacam pelo cruzamento da estética com as ciências sociais.
Entrada livre.